Fruto da sua quota de mercado, a Renault Portugal tem vindo a estabilizar a sua posição como principal marca automóvel a actuar no mercado nacional, o que surge associado também à posição que a marca francesa tem no mercado internacional, onde surge actualmente como a décima marca de carros mais valiosa do mundo.
POUPE AQUI ATÉ 50% NO SEU SEGURO AUTOMÓVEL!
A Renault Portugal em 2014
Em Portugal, em termos de vendas de veículos, com base nas estatísticas do ano transacto relativas à venda de veículos ligeiros de passageiros, a Renault foi a marca que mais vendeu. Aliás, em conjugação com a Dacia, a marca low cost do grupo Renault, o ano de 2014 permitiu solidificar a posição do grupo no mercado nacional, devido também à popularidade de vários modelos da Renault no país, como é o caso do Clio ou do Mégane.
A sua quota de mercado, em Portugal, chegou inclusive aos 12,8%, englobando tanto a venda de veículos de passageiros, como de comerciais ligeiros. Esta percentagem corresponde sensivelmente a 21.670 viaturas vendidas no País.
O sucesso da empresa em Portugal tem sido suportado também pela Renault Cacia, a fábrica da marca em solo português, que já é uma das maiores exportadoras do país, com um volume de negócios que atingiu os 260 milhões de euros nesse ano. A fábrica tem recebido fortes investimentos nos últimos anos e criado centenas de empregos, o que tem dinamizado também a economia não só na região de Aveiro, mas também no próprio país. Toda a produção da fábrica é exportada e, curiosamente, todos os carros do grupo da marca têm, pelo menos, uma componente fabricada pela fábrica portuguesa.
A Renault Portugal em 2015
Em 2015, as expectativas são de crescimento, sustentado naturalmente pela tendência de recuperação que o mercado tem registado, embora sempre sujeito a variações relacionadas com o panorama financeiro do país.
Nesta primavera, será inclusive lançado o novo Renault Espace, o qual chega a Portugal em Abril, o que comprova a aposta da marca no lançamento não só de novos modelos, mas também na actualização dos modelos já existentes.
Além disso, este ano, a marca irá continuar a apostar no segmento dos carros elétricos, de forma a ganhar uma quota de mercado substancial neste segmento ou, em alternativa, vir mesmo a liderar o mesmo.
Deste modo, em 2015, para a Renault Portugal, as perspectivas são para se manter a tendência de estabilização que se tem verificado nos últimos anos não só com a venda dos tradicionais modelos da marca, mas também de novos modelos, que contribuem decisivamente para que a marca esteja a liderar o mercado português no ramo automóvel há 17 anos consecutivos.
