Os carros tuning ou carros tunados, como são popularmente conhecidos, são uma tendência que tem vindo a crescer em Portugal. Quiçá fomentado pelo cinema, nomeadamente pela saga de filmes “Velocidade Furiosa”, o fenómeno alastrou-se no país, o que levou à adaptação de imensos carros aos princípios do tuning.
O que são os carros tuning?
O tuning de carros é um processo de optimização de veículos, que consiste no melhoramento geral da viatura, o qual abrange alterações e ajustamentos no interior e exterior da viatura, não só para embelezar o carro, mas também para conferir mais força e melhorar substancialmente a sua performance. O processo engloba, assim, a modificação e personalização do carro, de acordo com o desejo do proprietário.
Tipos de modificações e características dos carros de tuning
Desde pequenas modificações e afinações até modificações mais substanciais, tudo depende do que o proprietário do veículo pretende implementar no mesmo.
Na realidade, o tuning pode ser aplicado em diversas componentes da viatura, desde o motor aos pneus, jantes, suspensão, carroçaria, interiores, tubos de escape, sistemas áudio e visuais, entre outros tipos de optimização automóvel. Quando se trata de carros tuning, quase que não há limites, excepto os que são impostos por lei.
Não menosprezando aspectos fundamentais dos veículos, como a segurança e o comportamento do carro na estrada, o objectivo principal dos carros tuning passa por torná-los não só mais bonitos, como também mais potentes.
Contudo, qualquer alteração substancial num veículo deve ter a devida autorização para poder circular nas estradas, especialmente nas estradas nacionais, devido à legislação portuguesa.
A legislação em Portugal
Naturalmente, para se cumprir com a legislação corrente em Portugal, é necessário tomar algumas precauções e cuidados com o tuning, pois muitas alterações carecem de autorização do IMT (Instituto de Mobilidade Terrestre), bem como de uma inspecção adicional, de forma a comprovar o funcionamento adequado de todas as componentes do carro, desde o sistema eléctrico, à estrutura, carroçaria e motor. Esta autorização permite evitar uma coima, que pode atingir um valor avultado, quer para privados quer para as empresas que os vendam.
Vantagens dos carros com tuning
Normalmente, o tuning nos carros permite facultar algumas vantagens aos proprietários, que os fazem optar por este tipo de modificação, as quais podem passar por:
- Aumento da potência
- Maior segurança
- Melhor performance
- Personalização dos veículos, interior e exterior, resultando em carros únicos
Embora esteja a crescer em Portugal, trata-se de um fenómeno ainda díspar quando comparado com outros mercados. Os mercados expoentes de carros tuning continuam a ser o mercado americano e japonês, bem como o francês, que é o mercado onde tudo começou.