ADSE

queseguro.pt | Agosto 9, 2020

A ADSE, para quem está habituado ao regime de proteção da Segurança Social, pode ser um pouco difícil perceber, em concreto, em que consiste e quais são os beneficiários associados à ADSE. Contudo, é bastante pertinente saber o que é este regime de proteção e a quem efetivamente se destina, especialmente para os trabalhadores públicos que reúnem as condições para optarem pelo mesmo.

 

Se está a ponderar passar para este regime de proteção e tem dúvidas sobre o mesmo, criamos para si um pequeno guia que decerto permitirá dissipar quaisquer potenciais dúvidas que possa ter sobre a ADSE.

 

saude-adse

 

O que é a ADSE e a quem se destina?

A ADSE, cuja sigla significa “Assistência na Doença aos Servidores Civis do Estado”, é um serviço que se enquadra no Ministério da Saúde, responsável pela gestão do sistema de proteção social dos trabalhadores da função pública. Por isso, este regime está disponível somente para trabalhadores da função pública, pelo que os trabalhadores do privado só podem usufruir do regime da Segurança Social.

Este sistema de proteção financia as despesas dos beneficiários em determinadas situações, ao lhes reembolsar os valores despendidos, por exemplo, em tratamentos, consultas de vigilância, entre outras coberturas. É também a entidade responsável pela verificação da doença, realizando visitas domiciliárias, bem como juntas médicas.

 


a ADSE está disponível somente para trabalhadores da função pública, pelo que os trabalhadores do privado só podem usufruir do regime da Segurança Social

 


ADSE Direta

Se ainda não está familiarizado com a ADSE Direta, saiba que trata-se de uma plataforma que lhe permite aceder online a uma série de serviços de conteúdo reservado.

Aliás, de forma a aceder aos serviços, o usuário tem de efetuar um procedimento de autenticação, tal como acontece quando entra no sistema das Declarações Eletrónicas. Isto inclui, portanto, o seu número de identificação fiscal, a par da senha que lhe foi atribuída. Após a sua autenticação, será devidamente reencaminhado para a página referente aos serviços.

 

Contactos da ADSE

De forma a solucionar um problema, bem como a esclarecer qualquer dúvida, poderá contactar diretamente com a mesma. São-lhe disponibilizadas diversas formas de contacto, podendo escolher:

 

Atendimento online

Quiçá a forma mais prática de elucidar qualquer dúvida. No site oficial, na página relativa aos contactos, poderá aceder a uma área específica para atendimento online. Não é disponibilizado um endereço de correio eletrónico em concreto, pelo que terá de preencher o formulário de contacto existente no site e submeter o mesmo para apreciação.

Endereços físicos

Se preferir, poderá, naturalmente, dirigir-se pessoalmente aos espaços físicos deste regime de proteção social, dependendo naturalmente do local onde vive. Na Praça de Alvalade nº8/18, em Lisboa, poderá encontrar os serviços de tesouraria, apoio ao beneficiário, serviços de pessoal e financeiros, bem como as juntas médicas. No que concerne às juntas médicas, em particular, poderá também deslocar-se às diferentes secções existentes no país, nomeadamente: norte, centro, sul e Faro.

Telefone e fax

Caso pretenda efetuar uma ligação telefónica, poderá fazê-lo facilmente, ligando para o 218 431 881, entre as 09h00 e as 16h30. Se necessitar de enviar um fax, poderá também optar por este meio, havendo vários números à sua disposição:

  • Geral – 210 059 990
  • Inscrições e/ou cartões – 210 059 092
  • Cartão Europeu de Seguro de Doença – 210 059 990
  • Reembolsos – 210 059 996
  • Serviços administrativos e financeiros – 210 059 994
  • Juntas médicas e visitas médicas domiciliárias – 210 059 995
  • Farmácias e prestadores – 210 059 093

 


O portal www.queseguro.pt nasce da necessidade cada vez mais forte de encontrar um seguro adequado para as necessidades e orçamento de cada um.