O que é e como funciona a franquia nos seguros? É habitual as seguradoras procurarem formas de diminuir o risco associado aos sinistros e, ao mesmo tempo, consciencializar os clientes sobre os benefícios dessa redução. O melhor mecanismo que as seguradoras têm ao seu dispor para esse efeito é aplicar uma franquia nos seguros. Isto porque a franquia permite às seguradoras cobrar menos dinheiro por um seguro e, claro, aos segurados pagar menos, porque o risco é reduzido significativamente.
A franquia num seguro, por isso, é uma fórmula vantajosa para ambas as partes e, além do mais, permite manter as coberturas associadas ao seguro em causa. Vejamos abaixo o que é a franquia no seguro, em que seguros existe essa possibilidade e, por último, vejamos quais são efetivamente as suas vantagens.
O que é a franquia num seguro?
Se não está familiarizado com a franquia nos seguros, saiba que se trata de um valor fixo, ou eventualmente uma percentagem, previsto numa apólice de seguro, contratualizada entre você e a seguradora, que fica a cargo do segurado se uma determinada cobertura for ativada. Isto é, trata-se de uma quantia que, em caso de sinistro, não será a seguradora a suportar, mas sim o segurado. As franquias podem-se aplicar aos diferentes seguros, tais como, seguro de saude, seguro habitação, seguro automóvel, e muitos outros.
A título de exemplo, a franquia do seguro automóvel, em que o valor da franquia é de 300 Euros, se o mesmo sofrer um acidente com danos no valor de 250 Euros, a seguradora não indemnizará o segurado, sendo este a suportar o valor da reparação dos danos. Por outro lado, se o sinistro causar danos no valor de 1.000 Euros, a seguradora indemnizará o segurado em 700 Euros, o valor de excesso sobre os 300 Euros da franquia.
Portanto, cabe sempre ao segurado suportar o valor da franquia contratualizado na apólice, o qual poderá variar de seguradora para seguradora e de acordo com o tipo de seguro pretendido.
quanto maior for a franquia, mais baixo será o prémio a pagar pela subscrição da apólice
Que seguros permitem franquia?
Como sugerimos acima, são vários os seguros em que tem à sua disposição a possibilidade de recorrer à franquia. Por isso, para além de poder subscrever a apólice de um seguro automóvel com franquia, você pode também tirar partido das vantagens da franquia em seguros de saúde ou, ainda, nos seguros multirriscos.
Quais são as vantagens associadas à franquia nos seguros?
Para a seguradora
Para a seguradora, existe uma clara vantagem, isto é, a diminuição do risco. Apesar da franquia permitir baixar o valor que a seguradora encaixa numa fase inicial com o prémio, também é verdade que com a subscrição da franquia diminui-se os riscos e aumenta a responsabilização do segurado.
Para o segurado
Para o segurado, existe a vantagem de o prémio a pagar ser mais baixo, o que é ótimo em seguros em que o risco é baixo. Deve-se ter em linha de conta que quanto maior for a franquia, mais baixa será também o prémio a pagar pela subscrição da apólice, quer seja do seu seguro automóvel, quer seja de outro seguro.
A franquia nos seguros é uma ferramenta que pode ser vantajosa tanto para a seguradora, como para o segurado. Por isso, se vai contratar um seguro automóvel ou outro seguro que preveja essa possibilidade, será certamente algo a considerar por si.